Como auto arquivar documentos no RepositóriUM?

O auto arquivo de publicações no RepositóriUM, dada a sua natureza institucional, é uma função adstrita aos membros da Universidade do Minho, que permite depositar documentos no acervo do RepositóriUM. O processo de auto arquivo consiste no preenchimento de informação (metadados) sobre um documento num formulário, seguida do carregamento do(s) ficheiro(s) correspondente(s) ao texto integral do documento. Cada comunidade pode possuir políticas e fluxos de depósito próprios. 

O depósito de documentos deve ser realizado através de uma comunidade (unidade orgânica) à qual tenha afiliação. Excecionalmente, para os autores que estejam enquadrados em unidades que ainda não possuam presença no RepositóriUM, poderão ser depositar documentos nas coleções da Biblioteca da Universidade do Minho. 

Antes de poder depositar qualquer documento deve efetuar um pré-registo no sistema. A maioria das coleções requer também uma autorização específica, antes de aceitar qualquer depósito. Se não possuir autorização para depositar documentos numa determinada coleção, deve contactar-nos ou aos responsáveis da comunidade. 

No que concerne ao processo de depósito, o utilizador será conduzido através de seis etapas. As duas etapas iniciais compreendem a descrição do documento, seguida de uma etapa para carregar o(s) ficheiro(s) associado(s) ao registo, outra para verificação da informação introduzida e, por último, a concessão da licença de distribuição não exclusiva do RepositóriUM